Sobre a Revista

 
Uma publicação mantida e vinculada ao Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Cultura, Direito e Sociedade (DGP/CNPq/UFMA), cujas atividades se iniciaram em 2010.
O papel da Universidade reside em compreender, primeiro, as necesidades sócio-econômicas e políticas de seu entorno e, pensando seu contexto, promover e provocar uma intervenção consciente, plural, científicamente dirigida na realidade, capaz de fortalecer a dignidade da pessoa humana, de modo sustentável, ético e includente.
Assim, o Grupo de Pesquisa (Estudos) Cultura, Direito e Sociedade funciona como agente institucional direcionando suas ações de estudos, de investigações sociológicas e de proposições afirmativas visando contribuir com a diminuição das desigualdades regionais, promovendo o respeito à diversidade cultural e ao fortalecimento da identidade constitucional republicana e democrática, conciliando ações de Ensino, Pesquisa e de Extensão entre a acadêmia, a visão global e a sociedade local.

ARTIGOS

Esta seção se dedica à publicação de artigos originais, com até 10.000 palavras, com foco em debates atuais ou históricos acerca das Ciências Jurídicas, (Geo)Política, Sociais e Humanas, sejam elas no âmbito doméstico, internacional ou no campo da cooperação bilateral ou multilateral. São aceitos artigos em português, inglês, francês e espanhol. 

NOTAS DE PESQUISA

Esta seção se destina a divulgação de notas de pesquisa, trabalhos em andamento com resultados preliminares mas ainda inconclusos. Trata-se de um texto mais enxuto, até 4.000 palavras, cujo objetivo central é a divulgação de resultados inconclusos, desenhos de pesquisa, problemáticas relevantes para a área, apontamentos sobre a agenda de pesquisa na área, apreciação de um método, suas abordagens e tratamento do material, entre outras formas semelhantes.

RESENHAS (REVISÕES LITERÁRIAS)

Esta seção se dedica a publicação de resenhas na área de Políticas Públicas e Gestão Pública de cunho doméstico e internacional. O limite do texto é de 2.500 palavras. São aceitas resenhas sobre livros na área de escopa da revista, sendo a restrição temporal a critério dos editores. Espera-se que a resenha possa estabelecer um diálogo entre a obra analisada e a literatura pertinente.

DOSSIÊS (EDIÇÕES TEMÁTICAS ESPECIAIS)

Esta seção se dedica a publicação de séries de artigos com temáticas específicas, conforme chamada de artigos ad hoc para números especiais.