Diretrizes para Autores
Diretrizes para Autores
O processo editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às orientações estabelecidas neste documento. Caso contrário, será devolvido para adequação às diretrizes da revista.
1) A Revista Diálogos Críticos só aceita a publicação de artigos originais que não tenham sido publicados anteriormente em outros periódicos científicos ou em forma de livro. Artigos apresentados em eventos científicos podem ser apresentados para apreciação editorial, desde que informado devidamente, no campo do resumo, no processo eletrônico de submissão. Todos os artigos enviados passam por checagem de plágio via software específico. Contudo, o responsável pela submissão é responsável pelo inteiro teor do conteúdo e preservação de direitos autorais de terceiros.
2) A Revista Diálogos Críticos adota as normas de publicação da ABNT (NBR 14724 e ABNT NBR 6022), para trabalhos no vernáculo, e da APA, para trabalhos nas demais línguas: "Publication Manual of the American Psychological Association (6a edição, 2010)".
3) Os documentos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word (extensões .doc, .docx ou .rtf) e não deve exceder o número máximo de palavras indicado para cada categoria, conforme descrito em "Políticas da Seção" (incluindo Resumo, Abstract, Figuras, Tabelas, Anexos e Referências, além do corpo do texto). Lembramos aqui os limites de palavras para cada tipo de publicação: Artigos (até 10.000 palavras), Resenhas de livros (até 2.500 palavras) e Notas de Pesquisa (até 4.000 palavras).
4) É fundamental que o material não contenha qualquer forma de identificação da autoria, o que inclui referência a trabalhos anteriores do(s) autor(es), menção a instituições a que estejam vinculados, bem como informações contidas nos campos das propriedades do documento.
Os autores que tiverem suas submissões aceitas para publicação terão oportunidade, durante a revisão final, de incluir dados necessários. Estabelecemos o limite de 5 autores por manuscrito submetido. A possibilidade de 6 autores será avaliada pela equipe editorial da revista.
- Autor principal: Será considerado o autor principal aquele de maior titulação, este deverá vir primeiro.
- Ordem de disposição da autoria: a ordem de disposição de autoria é do maior para o menor.
- Nome completo: Após o título deve constar o nome completo do autor.
- E-mail: Em nota de rodapé indique seu e-mail. Link lattes e registro/url orcid.
- Titulação: em nota de rodapé indique sua maior titulação, adquirida ou em processo (especialista, mestre, mestrando, doutor, doutorando).
5) Os metadados da submissão devem ser preenchidos de forma correta e completa. Os metadados contém as informações necessárias para a publicação do artigo. Uma vez publicado o artigo não haverá alteração dos dados relativos ao documento exceto casos de responsabilidade do corpo editorial da revista. Isso inclui alteração da autoria ou inclusão de novos autores no artigo.
6) Os textos originais deverão ser submetidos via internet mediante cadastro do autor no sítio da revista.
7) Quando do cadastro, por gentileza preencham todos os dados do formulário conforme solicitado com a melhor precisão possível, especialmente a parte "metadados". Isso facilita a busca do seu artigo pelos indexadores e sistema de busca da revista. Vide item 5 que versa a respeito da relevância dos metadados e do correto preenchimento dos dados dos autores no sistema da revista.
1) Diretrizes de formatação
A. O manuscrito, sendo um artigo, ao todo não deve passar de 10.000 palavras, desde o Resumo até as Referências, incluindo as Tabelas, Figuras e Anexos, em formato A4, devendo ser paginado desde o Resumo (ABNT NBR 6028), que receberá número de página 1.
B. Fonte: Liberation Serif ou Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo referências, notas , tabelas, etc.
C. Margens: 3cm superior / 2cm laterais.
D. Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.
E. Alinhamento: justificado
F. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,5cm
G. Numeração das páginas: no canto superior direito.
H. Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado.
2) Elementos do manuscrito
Os elementos do manuscrito devem ser apresentados na seguinte ordem: Folha de rosto com título e sem identificação, Resumo e Abstract. O corpo do texto inicia na segunda página e ali continuam as Notas de Rodapé, Referências, Anexos, Tabelas e Figuras.
A. Folha de rosto sem identificação: Título original e título compatível em inglês. Sem identificação de autoria; Resumos em português e inglês: parágrafos com no máximo 200 palavras com o título Resumo escrito na primeira linha abaixo do cabeçalho. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). O resumo em inglês (Abstract) deve ser fiel ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, a tradução deve preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical inglês. O Abstract deve ser seguido das keywords (versão em inglês das palavras-chave). Sugere-se utilizar palavras-chave derivadas da terminologia em Psicologia da BVSPsi ou Thesaurus do Psycinfo. No caso de submissão de resenhas de livros e notas de pesquisa o resumo não é necessário.
B. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página. Seus títulos devem estar justificados à esquerda, ter somente a primeira letra maiúscula e numerado (por exemplo, '1. Método e discussão', em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em itálico, ter a primeira letra maiúscula e ser numerado subsequentemente (por exemplo, os subtítulos da subseção '1.2. Técnicas de Pesquisa' ). Títulos e subtítulos não devem ser acompanhados de ponto final. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos numerados subsequentemente (exemplo: 1, 1.1, 1.1.1).
As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. Expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas, pois no processo de diagramação a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem as denominações Quadros ou Gráficos. Todas as tabelas devem ser feitas no Word.
Sublinhados, Itálicos e Negritos: Use itálico para palavras ou expressões que constituam "estrangeirismos", como self, locus, etc. e sublinhado para outras palavras que deseje grifar. Reserve negritos para os títulos.
Dê sempre crédito aos autores. Todos os nomes de autores/instituições cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências ou em Notas, se não foram publicados.
C. Notas: Devem ser indicadas no texto por algarismos sobrescritos e apresentadas imediatamente após o Corpo do texto.
D. Referências: Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras mencionadas no texto devem aparecer nesta seção.
Não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA e formatação indicada nos exemplos abaixo. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.
E. Anexos: Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um.
F. Tabelas: Devem ser elaboradas no Microsoft Word ou LibreOffice Documento de Texto. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.
G. Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG e apresentadas em uma nova página. Não devem exceder 15 cm de largura por 20cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura. Digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final. Apenas a primeira letra do título e nomes próprios devem estar em maiúsculas.
Declaração de Direito Autoral
Autores, ao submeterem seus textos, que publicam nesta revista/portal, assumem completa responsabilidade às normas de proteção dos direitos autorais de terceiros, bem como ficam cientificados da cessão dos direitos autorais sobre o trabalho para o grupo de pesquisa Cultura, Direito e Sociedade (Portal Diálogos Críticos) para primeira publicação online e ou impressa, a juízo da editoria, e concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, online e ou impressa, a juízo da editoria, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o seu compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, após um ano da publicação do mesmo neste portal e ou periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a republicar e distribuir seu trabalho online, com redirecionamento, ou informação, do link deste portal (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).