‘A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO LIMIAR DO SÉCULO XXI:

o discurso pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais

Autores

  • Professor Doutor Francisco de Assis Carvalho de Almada

Palavras-chave:

Criança., Educação Infantil., Políticas Educacionais., Formação do professor.

Resumo

O presente texto analisa as políticas educacionais que se redesenharam para a educação infantil após a publicação da Lei 9394/96. Para tanto, problematiza o interesse político posto nessas políticas e aponta os avanços legais alcançados e os retrocessos em relação às concepções pedagógicas adotadas. Aborda questões referentes à concepção de infância e suas especificidades pedagógicas, enfatizando a formação do professor para essa etapa da educação básica. Para tanto, analisamos os principais documentos produzidos pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação, tendo como referencial de análise a teoria histórico-cultural.

Biografia do Autor

Professor Doutor Francisco de Assis Carvalho de Almada

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano Y Caribeño - Havana Cuba (1999), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília (2011). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz e também professor permanente do Programa de Pós Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) do Campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Didática, Fundamentos Educacionais e Pesquisa Educacional.

 

 

Downloads

Publicado

30-11-2012

Como Citar

Carvalho de Almada, F. de A. . (2012). ‘A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO LIMIAR DO SÉCULO XXI: : o discurso pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais . Diálogos Críticos - ISSN 2238-3468, 2(1). Recuperado de https://dialogoscriticos.com/index.php/dialogoscriticos/article/view/8