DA DISSIMULAÇÃO À DESFAÇATEZ:

Homofobia e Diversidade Sexual no Contexto Escolar

著者

  • Jonas Alves da Silva Júnior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar.

##semicolon##

Homofobia##common.commaListSeparator## Diversidade Sexual##common.commaListSeparator## Direitos Humanos##common.commaListSeparator## Escola

要旨

Recentemente, muito tem se discutido sobre a importância de um projeto que extermine a homofobia que viceja entre os muros da escola. Por isso, neste artigo, trago à tona as principais pesquisas quantitativas acerca do assunto realizadas nos últimos dez anos por órgãos e institutos renomados, para compreender como se configura a homofobia no Brasil e qual o tratamento que se tem disso entre os muros da escola. Como referencial teórico, foram utilizados autores da área dos Estudos Culturais, já que estes evidenciam que a relação entre discriminação e homossexualidade estruturam-se em uma questão cultural, enraizada em dogmas, crenças e representações arquitetadas socialmente para manter a hegemonia da heterossexualidade e, tendo como instrumento a homofobia, subalternizar as orientações sexuais consideradas não-padrão.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis. É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.    

 

 

##submission.downloads##

出版済

2011-11-30

巻号

セクション

Artigos